Pulvinar tempor cras amet ac turpis tristique tristique ... (read more)close

Núcleo do Desenvolvimento da Aprendizagem

"Nossa Senhora da Ternura”

 

     O Núcleo do Desenvolvimento da Aprendizagem (NDA – Nossa Senhora da Ternura) iniciou suas atividades em nosso Colégio no ano de 2006 com a participação    de psicólogos(as), fonoaudiólogas, psicopedagogas e outros profissionais para que, por meio de seu trabalho pudessem ser um apoio à escola, aos professores, à      família e aos nossos próprios educandos em quaisquer de suas necessidades.

    Nosso compromisso é assumir os desafios, buscando desenvolver no educando todas as suas potencialidades para que ele mesmo possa ser agente do    conhecimento, aprendendo a buscar, a pesquisar, a organizar sua aprendizagem e suas emoções, conduzindo-o a um amadurecimento integral.

    Acreditamos no ser humano que se constrói e acredita em si mesmo, inserido na cultura e na realidade em que vive, capaz de transformá-la e respeitar todos os      que nela estão inseridos. Por isso, buscamos uma “Pedagogia da Inclusão” para beneficiar a todos, “com” ou “sem” deficiência, atender às necessidades especiais   

 de cada ser humano que é único no universo.

 

PADROEIRA –NOSSA SENHORA DA TERNURA

 

    NOSSA SENHORA DA TERNURA ou Nossa Senhora do Doce Beijo. Trata-se de um ícone da escola cretense do século XVII, de

    popularidade especial nos Bálcãs, nas regiões gregas e 

ítalo-bizantinas.

    Na figura, ficam evidentes as expressões de carícias no rosto da mãe e do filho. Chama à atenção a disposição das mãos: a do Menino Jesus está apoiada num confiante abandono sobre a mão   direita da mãe, enquanto com sua mão esquerda ela o segura e ao mesmo tempo parece acariciá-lo num abraço carregado de ternura.

  Trata-se do sinal mais usado para transmitirmos nosso afeto: o encontro das mãos.

   Há uma proximidade harmoniosa entre mãe e filho; contemplamos o humano e o divino, de “rosto colado”.

   O rosto colado do Menino Jesus à mãe transmite o sentimento de acolhida. Maria representa a Igreja; Jesus, nesse ícone, é cada criança, adolescente ou pessoa com necessidades especiais, “os prediletos do Senhor” que queremos trazer para perto, incluí-los com zelo, paciência e ternura. Sendo mãe terna, conhece as necessidades de seus filhos, congregando-os mesmo nas diferenças.

   O ícone expressa três qualidades essenciais por intermédio das quais Deus veio ao mundo: ternura, misericórdia e compaixão.

   Portanto, neste ícone há toda inspiração necessária para realizar um projeto de inclusão, sob a proteção de Nossa Senhora da Ternura que assim será invocada como padroeira de todas as pessoas com  necessidades especiais (ou deficiência).

   Que Nossa Senhora, a Mãe da Ternura, o único ser que “abraça Aquele que todo o universo não pode conter” (Santo Efrém), desperte em nossos corações sentimentos de bondade e ternura para com todas as pessoas com necessidades especiais e com a aprendizagem de nossas crianças. Amém!

 

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA TERNURA

 

Nossa Senhora da Ternura,

cobri-nos com vosso amor e doçura...

Iluminai os corações para que sejamos vistos 

como iguais. Mãe agraciada,

esperamos e depositamos nossa confiança 

em vós...(fazer o pedido).

Vós, que amparais e protegeis a todos,

com fraternal carinho, às pessoas com 

necessidades especiais.

Mãe, fazei que todo coração seja semelhante ao vosso, 

e, com a vossa graça, sejamos perseverantes 

em nossa fé. Amém!

 

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai...

Nossa Senhora da Ternura, rogai por nós!

Lido 1014 vezes Última modificação em Segunda, 17 Agosto 2015 18:46