Alunos CSA

“UMA VIDA NÃO É SUFICIENTE PARA REALIZAR UMA IDEIA”

“UMA VIDA NÃO É SUFICIENTE PARA REALIZAR UMA IDEIA” (Mons. Angelo Angioni)

Partimos de uma visão: “Formar homens e mulheres novos para um mundo novo”. Dessa visão se delineia nossa missão como comunidade escolar.

Veja que é uma missão ousada, mas somente ela pode dar verdadeiro sentido às nossas lutas diárias.

Esse homem novo, cidadão do mundo que todos trazemos dentro nós virá a ser realidade quando aliarmos autonomia com respeito, criatividade com ética, ambição com amor. Parecem paradoxos, mas são, na verdade partes de um todo que se completam e jamais podem se desenvolver sozinhos.

O Colégio Santo Antônio prima não apenas pelo “conhecimento científico” de nossos alunos, pois entendemos que não basta a informação. Nossa abordagem pedagógica visa à formação integral do discente e partimos daquilo que entendemos ser nosso grande diferencial: princípios morais, éticos e cristãos.

Pensando dessa forma, “Fé e Cultura a serviço da vida” deixa de ser apenas um slogan para tornar-se efetivamente a filosofia, a estratégia, o norte por onde rumam nossas práticas pedagógicas. Transmitir aos alunos uma postura e atitudes adequadas é pouco. Incentivamos com exemplos, crescemos juntos, desenvolvemos juntos novas habilidades, novas competências. Como ferramenta para construirmos essa visão, contamos, entre outras coisas, com o GAP (Grupo de Apoio Psicopedagógico) que dá suporte a alunos, pais e professores sobre questões diversas que permeiam o universo estudantil. Contando com psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, temos plena segurança diante das novas realidades que hoje enfrentamos.

Os desafios são grandes e para superá-los, não poderíamos jamais deixar de contar com uma equipe docente de excelência. Nossos professores têm a melhor formação do mercado e constantemente envolvem-se em cursos de aperfeiçoamento querendo sempre mais ampliar seus conhecimentos e inovar em sua prática. Os demais funcionários comprometidos com a formação de nossos alunos, também expressam essa mesma preocupação e, por isso, não abrem mão de seu aprimoramento profissional.

A escola hoje adota o material pedagógico do Sistema SER, material esse que está plenamente adaptado às novas exigências educacionais e tecnológicas que fazem a diferença no mercado de trabalho dando aos nosso alunos plenas condições de competirem igualmente por uma colocação profissional futura de sucesso.

A toda comunidade formada não apenas por pais, alunos e funcionários dessa instituição, fica nosso convite de sonharmos juntos, para construirmos juntos, esse mundo novo que já está em nós.

Mariana Roberta de Freitas Faria

Coordenadora Pedagógica