Pulvinar tempor cras amet ac turpis tristique tristique ... (read more)close

Ensino Fundamental II - Construção coletiva de uma aprendizagem significativa


O ensino fundamental II é uma etapa da educação básica, compreendida do 6º ao 9º ano, onde se dá a ampla consolidação dos conteúdos desenvolvidos nos anos anteriores (educação infantil e ensino fundamental I) em níveis concreto e abstrato.
 
Com a finalidade de disponibilizar um conhecimento não compartimentalizado e, consequentemente, não fragmentado, as diferentes disciplinas e seus respectivos conteúdos foram organizados em áreas do conhecimento. A saber: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Desse modo, acreditamos que as possibilidades de ampliação de diálogo entre os conteúdos das diferentes disciplinas de uma mesma área e das áreas entre si sejam cada vez maiores, o que favorece o estabelecimento de relações entre os saberes específicos com o meio envolvente.
 
Essa habilidade é extremamente necessária para a contextualização desses saberes e na resolução de situações-problemas de caráter disciplinar e, principalmente, multidisciplinar.
Para se atingir esse objetivo, o Ensino Fundamental II do COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, conta com uma filosofia e metodologia voltadas para a valorização do processo de ensino-aprendizagem, pautada na co-responsabilidade de seus educandos e educadores, através do desenvolvimento de projetos voltados para a formação permanente de seus professores, a organização geral (interna e externa), o desenvolvimento da autonomia e da vivência dos quatro pilares fundamentais de uma educação de qualidade: aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver.
 
Além dessas iniciativas, desenvolvemos outras que visam a agregar a gama de conhecimentos que são próprias do Ensino Fundamental II e do desenvolvimento integral do(a) educando(a), tais como: simulados bimestrais para o 9º ano, grupos de estudo, plantão de dúvidas, acompanhamento individual, mostras do conhecimento, mini-cursos de orientação psicopedagógica e sexual, aulas de informática, teatro, pintura em tela, xadrez, judô e dança, escolinha de futebol, incentivo à participação à olimpíadas de matemática e astronomia e assistências fonoaudiológica, psicológica e psicopedagógica. 
 
Em nível didático-metodológico, adotamos como material de apoio as apostilas do Sistema Ser de Ensino,em que a sequência dos conteúdos é proposta pelo professor responsável pelo processo em conjunto com a coordenação da escola.
 
A liberdade pedagógica atribuída ao corpo docente, permite a construção do conhecimento numa perspectiva sócio-interacionista, onde as abordagens acontecem a partir de fatos do cotidiano e das experiências dos(as) educandos e se desenvolvem modo dialético, dinâmico e interado às novas tecnologias, como meios alternativos para despertar a curiosidade e o interesse pelo objeto do conhecimento proposto. 
 
A partir do exposto, acreditamos que estamos cumprindo com a nossa função primordial: a educação de nossas crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, contribuindo para com a sociedade ao devolvermos a ela pessoas mais aptas a exercerem a sua cidadania.
 
Prof. Coordenador Odair Cesar Teixeira
 
Lido 1605 vezes Última modificação em Terça, 26 Maio 2015 17:35