Pulvinar tempor cras amet ac turpis tristique tristique ... (read more)close

Fundamental I


“O Educador entre os alunos procure fazer-se amar se quer fazer-se respeitar". (Dom Bosco)

 
Por muito tempo, a educação tinha a visão do professor, como elemento central no processo de ensino e aprendizagem, sendo a autoridade máxima intermediária entre o aluno e o conhecimento, um organizador dos conteúdos e estratégias de ensino e, portanto, o guia exclusivo do processo educativo.
 
-No Colégio Santo Antônio vivemos uma Pedagogia Renovada; é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. O centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, enquanto ser ativo e curioso.
 
O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. Destaca o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a atitude de aprendizagem parte do interesse dos alunos, que, por sua vez, aprendem, fundamentalmente, pela experiência, pelo que descobrem por si mesmos. O professor é visto, então, como facilitador no processo de busca de conhecimento que deve partir do aluno. Cabendo a ele organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais. 
 
Usamos a partir do 2º ano material didático da Rede SER (Sistema de Ensino), apostilas que associadas à pedagogia de autonomia favorece a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança o impulso interior do aprender a fazer a partir do cumprimento das atividades e de suas ações. A criança terá acesso aos mais diversos materiais que a desafie e mantenha seu interesse. 
 
A escola deve ser um ambiente com condições favoráveis para aprender, planejando e encaminhando atividades de modo a garantir a programação estabelecida para que os alunos desenvolvam as capacidades eleitas como essenciais. 
 
“ Quando é respeitado e estimado, o educando progride e amadurece. Ele sabe (ou sente) que você está interessado nele.”
(Dom Bosco) 
Lido 1430 vezes Última modificação em Terça, 26 Maio 2015 20:17