Aulas Dinâmicas e Interativa - Infantil

Jardim  I

PROJETO NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO TEM LEITURA SIM SENHOR

Este projeto envolveu os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I durante a semana de 13 a 17 de abril, onde cada turma de acordo com suas idades se aprofundou em vários escritores que contribuíram e contribuem para a formação dos “pequenos leitores”.

Em especial, foi trabalhado o escritor Monteiro Lobato.

A culminância deste projeto foi no salão da Igreja Basílica, onde se realizou uma apresentação de todas as turmas envolvidas, no caso dos alunos do Maternal e Jardim IB, foi cantada a música Sítio do Pica-Pau Amarelo de Gilberto Gil.

TAPETE VERDE E LINHA

No Colégio Santo Antônio, trabalhamos o método de ensino Montessoriano, e aqui nesses registros, os alunos estão em contato com o tapete verde e linha, que traz ao aluno uma forma de se organizar e se de limitar respeitando seu espaço e o do outro.

Aqui, os alunos da Educação Infantil do Jardim IB, utilizam o tapete para o manuseio do alfabeto móvel, onde ele possa com a ajuda de sua tarjeta de nome, procurar, achar e colocar em ordem a escrita de seu nome.

Assim como também, nessas fotos, foi apresentada aos alunos a Torre Rosa, um material montessoriano, que procura educar os sentidos como percepção de cor, tamanho, textura, peso, etc. O interessante nesta atividade, é que os alunos vão tomando conhecimento sozinhos, através da observação e tentativas e erros de como se deve montá-la.

Já na linha, é onde os alunos se sentam para uma roda de conversa, para atividades de coordenação motora, utilizando o equilíbrio, entre outros.

Maternal

Projeto Animais

Na terra, na água e no ar, animais por todo lugar

Os animais têm presença constante no mundo das crianças, através de histórias, músicas e desenhos.Trabalhar com o tema “Animais” é uma opção rica e prazerosa, pois as crianças gostam de curiosidades, imitar os movimentos e sons dos bichos.

Jardim I

CONHECENDO O RETÂNGULO

Todas as atividades realizadas nas apostilas que são os registros passam antes pelo ensino através do concreto.

Aqui os alunos da Educação Infantil do Jardim I B, trabalham a atividade, cobrindo o retângulo com peças de monta - tudo. Assim trabalhamos a socialização, o trabalho em grupo e a organização. Itens que não podem faltar na educação de nossos alunos.

BINGO DE NOMES

Aqui alunos da Educação Infantil do Jardim I B, brincam com as letras por meio do jogo do bingo dos nomes. Esta atividade realizada em sala de aula, traz aos alunos um momento de prazer e uma forma divertida de reconhecer as letras do próprio nome como também as dos colegas e as letrinhas que são sorteadas.

CARNAVAL

Alunos da Educação Infantil do Jardim I B, se divertem ao som de marchinhas de carnaval, após a confecção na aula de artes de suas próprias máscaras.

Projeto Plantas – Maternal

"Semeando descobertas"

O meio ambiente é importante para o desenvolvimento, sentimos a necessidade de investigar, a partir do conhecimento das crianças, a germinação das sementes, para que assim possamos ampliar os conhecimentos delas e contribuir com todos que estão inseridos no nosso meio.

As crianças precisam descobrirem  o mundo que as cercam: a terra, a água,  o ar, e as plantas, podemos ver, tocar e sentir.

Jardim

Projeto quem sou?